Blog do Gaba

Blog

A formação para a cidadania incentivada por projetos sociais na escola

Publicado em: 30/05/2022

Tags:

A formação para a cidadania incentivada por projetos sociais na escola

          A escola tem como objetivo final a função social de formação de cidadãos. Nesta perspectiva, a aprendizagem tem que ir para além dos muros da escola, se apropriando do conhecimento ali difundido para pensar ações de desenvolvimento da comunidade ao redor do conhecimento ativo, sustentado pelo pensamento critico, gerando ações de impacto coletivo.

 

         O Sistema Gabarito tem como um dos pilares de suas ações educativas a formação para cidadania, por isso realiza a Gincana Solidária que faz parte de um conjunto de projetos que desenvolvem competências sociais e buscam incentivar o sentimento de coletividade e empatia nas relações de aprendizagem entre colegas, professores e a comunidade.

 

O ensino e os projetos sociais

 

         Muitos pesquisadores da área da Educação têm, em comum acordo, que o processo de ensino deve envolver todas as pessoas com quem a escola e os alunos convivem. É esse impacto que traz a concretização do aprendizado para a vida do aluno. Por isso, é preciso que as escolas, empresas e os órgãos governamentais incentivem projetos que transformem, não só a escola, mas também a comunidade na qual ela está inserida.


          A Gincana Solidária é um projeto socioeducativo realizado anualmente em todos os segmentos do Colégio Gabarito. Os alunos participam através de suas turmas, que possuem líderes e professores padrinhos. Manuela Freitas, aluna do colégio e ganhadora de edições anteriores, comenta que é muito importante essa iniciativa da escola. “A gente consegue ajudar várias pessoas e várias instituições. Através da gincana, conseguimos nos colocar no lugar dos outros e melhorar o trabalho em equipe”, completa.

 

         Com esse tipo de projeto, os alunos podem aprender várias habilidades, de diversas disciplinas, na prática. “Tanto que há discussões como: o determinado alimento vale mais pontos para gincana, mas e a necessidade dessas pessoas? Será que só comem isso?”, comenta a professora Juliana Cassimiro, madrinha da SolidarieGaba, turma do 9º ano B do colégio, em Uberaba.

 

        Além desse questionamento e pensamento crítico, há outros momentos em que usam o que aprenderam nas ciências exatas, por exemplo, ao fazerem cotação de preços para arrecadação. Com isso, a turma fica mais unida, já que o processo de aprendizado é feito de forma coletiva e com motivação. A professora Juliana Cassimiro relata que é com projetos como esse que ela sabe que escolheu a profissão certa. “Todas as escolas precisam incentivar projetos sociais, porque é dentro de sala de aula que plantamos sementes. E isso é importante para que os alunos possam amadurecer”, completa.

 

A Gincana Solidária em 2022

 

        Neste ano, as regras continuam as mesmas dos anos anteriores, sempre procurando respeitar as outras equipes e promover a integração das turmas. Conheça um pouco mais sobre o cronograma:

 

- Data: 19 de abril a 03 de junho

- Divulgação das equipes campeãs: Arraiá Solidário (programação de cada unidade)

 

         A Gincana Solidária funciona através da acumulação de pontos a cada item arrecadado. Cada tipo de doação possui um pontuação específica. Confira no infográfico um resumo da gincana.

 

 

 

          Mas, alguns pontos precisam ser destacados:

 

- Itens para arrecadação: Alimento não perecível. OBS: Agasalhos são aceitos, porém não serão contabilizados na pontuação da gincana.

- Atenção: Os itens deverão ser entregues em caixas ou sacolas devidamente identificadas com o nome completo do(a) aluno(a), a turma e a quantificação dos itens que estão sendo doados.

 

       Os alunos estão bastante empolgados com a Gincana Solidária. Manuela Freitas disse que sua turma está organizando uma vaquinha virtual, para poderem doar cestas básicas, uma vez que possuem uma diversidade maior de alimentos. Já a SolidarieGaba, a turma da professora Juliana Cassimiro, além de já ter criado seu grito de guerra, um dos itens para o critério de desempate, também está arrecadando alimentos e roupas para o frio.

 

Participe você também!

 

      Um sentimento é bastante comum entre as turmas: a vitória na Gincana nem é tão importante. A professora Juliana ressalta que é normal os alunos dizerem “vamos dar nosso máximo, mas se não ganharmos, ajudamos muitas pessoas”. É esse tipo de espírito que este projeto social busca promover. Então você, que não estuda no Colégio Gabarito, mas quer ajudar pessoas em necessidade, veja como fazer isso abaixo:

 

- Local: Qualquer unidade Gabarito

- Horário: Segunda a Sexta de 08 às 17 horas;

- O que doar? Alimentos não perecíveis, produtos de higiene e agasalhos.

 

          Participe você também e ajude centenas de famílias que estão envolvidas no projeto da Gincana Solidária do Gabarito!