Blog do Gaba

Blog

A importância do esporte no processo de ensino-aprendizagem

Publicado em: 19/05/2022

Tags:EVENTOS

A importância do esporte no processo de ensino-aprendizagem

A prática de esportes durante o ensino fundamental e médio auxilia na formação, no desenvolvimento e no comportamento da criança, diminui os riscos de doenças motoras e melhora o aspecto social, intelectual e cultural. Em 2022, depois de dois anos sem os jogos estudantis, nossos alunos, finalmente, voltaram a competir nos Jogos Estudantis de Minas Gerais – JEMG.

 

A importância do esporte na educação

O esporte faz parte dos programas escolares desde 1854, e de lá para cá, muitas pesquisas têm sido feitas sobre a importância do esporte no desenvolvimento escolar. Segundo resultados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), quanto maior o espaço e a infraestrutura para a prática de esportes no ambiente escolar, melhor é o desempenho dos alunos.

De acordo com os estudos da área, praticar esportes durante o período escolar auxilia, não só no desenvolvimento das funções motoras, mas também, na socialização. As atividades que exigem concentração, trabalho em equipe e resolução de problemas são mais bem realizadas por alunos que praticam atividades físicas regularmente. E foi pensando nessa necessidade que a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, junto a Secretaria de Esportes, criou os Jogos Estudantis de Minas Gerais.

 

Os Jogos Estudantis de Minas Gerais

Criado em 2003, o JEMG é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, por meio da Subsecretaria de Esportes, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação. A execução técnica é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais.

O JEMG, que começou com cerca de 11 mil participantes, na sua última edição contou com mais de 40 mil alunos de 1987 escolas. Os jogos estudantis mineiros compreendem, dentre outras modalidades:

·       Atletismo e atletismo PCD;

·       Basquete;

·       Futebol de 7 PCD;

·       Judô e Judô PCD;

·       Natação e Natação PCD;

·       Voleibol;

·       Xadrez.

 

O JEMG é dividido em etapas, sendo a primeira municipal e a segunda microrregional. Já a terceira etapa é a regional, que acontece em 6 municípios de Minas Gerais, com as competições de basquetebol, futsal, handebol, voleibol e xadrez. A quarta etapa é a estadual que acontece em dois períodos, onde os ganhadores das 6 regionais competem entre si.

 

Você já ouviu falar em Gabasquete?

O Sistema Gabarito de Ensino também acredita que o esporte é vital para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. Por isso, aposta em diversas modalidades como o basquete, vôlei, futsal e a natação. Mas, neste ano, o basquete é motivo de grande orgulho para a instituição, pois a equipe está representando a cidade de Uberlândia no JEMG de 2022.

O Gabasquete é um projeto desenvolvido pela escola, que atende não somente os alunos, mas também a comunidade. Para Cristiano Grama, Supervisor e técnico do Gabasquete, “o aluno pode passar por todas as etapas que um clube ou equipe de basquete passa; ele vai poder treinar, competir, evoluir e passar pelos momentos mais importantes da prática esportiva”, conclui.

Com isso, o projeto Gabasquete atende os públicos masculino e feminino, de 7 a 19 anos. Além disso, em 2022, começou com uma ação para trazer pessoas que costumavam praticar o esporte, quando mais jovens, para as quadras novamente. A arena Gabasquete já foi centro de várias competições regionais e “a intenção é que possamos expandir o projeto para outros locais, e até mesmo cidades, que não possuam uma unidade do Sistema Gabarito”, afirma Cristiano Grama.

Essa vontade de expandir ainda mais o alcance vem do fato de que parte do time é composto por pessoas da região, e não somente por alunos do Colégio Gabarito. Segundo o técnico do projeto, tem sido desenvolvida uma metodologia de ensino e treino de basquete que pode ser aplicada em outros locais e regiões, a fim de motivar a prática de esporte dentro do ambiente escolar.

 

Gabasquete no JEMG

A equipe que foi classificada para a segunda etapa do JEMG está passando por treinos regulares. A expectativa do pessoal do Gabasquete é chegar à final para poder “disputar de igual para igual contra as maiores equipes do estado”, completa Cristiano Grama. Para Joab Caixeta, armador e capitão da equipe, essa classificação significa mais um passo em direção aos jogos estudantis nacionais, que são o sonho da equipe.

Os atletas do Gabasquete têm uma rotina intensa, mas que é conciliada com os estudos. Joab Caixeta, que também é bolsista do Gabarito graças ao projeto, está no terceiro ano do Ensino Médio. Ele afirma que o esporte é um dos momentos de alívio de tensão, já que está em um ponto importante da sua vida. “Com o esporte eu consigo desestressar, relaxar e fazer a coisa que eu mais amo, que é jogar basquete”, Joab Caixeta completa.

A segunda etapa do JEMG/2022, acontece no período de 23 a 29 maio na cidade de Campina Verde. Então, é hora de vestir a camisa e torcer por nossas equipes que irão participar dos Jogos!

Gostou desse conteúdo? Então nos acompanhe o blog do Gaba e nos siga nas redes sociais para saber mais sobre diversos assuntos ligados à educação! Faça parte da rede Gabarito através do fale conosco!