Tags:PALESTRAS
Tão importante quanto a educação intelectual, é a sua equivalente socioemocional. A gestão das emoções propicia a aquisição de competências socioemocionais fundamentais para os relacionamentos e para o bom desempenho acadêmico. Dessa maneira, uma das principais responsabilidades das instituições educacionais é o acolhimento socioemocional.
Educação em consonância com a BNCC
Na Base Nacional Comum Curricular, do Ministério da Educação, encontramos um importante direcionamento relativo à Educação Socioemocional. Na verdade, as competências socioemocionais estão presentes em todas as competências gerais definidas na BNCC. É papel da escola, portanto, estimular o seu desenvolvimento, a partir do entendimento e manejo das emoções.
Antes de mais nada, o acolhimento socioemocional representa a criação de um ambiente propício para a aquisição de:
· Autoconsciência;
· Autogestão;
· Consciência social;
· Habilidades de relacionamento;
· Tomada de decisão responsável.
Acima de tudo, os desafios de crianças e adolescentes estão intrinsecamente relacionados com a gestão das emoções. O ambiente escolar deve, então, favorecer e facilitar o enfrentamento dessas dificuldades, para que alcancem os objetivos esperados. Esses resultados se traduzem em bons relacionamentos e desempenho acadêmico satisfatório, a partir do desenvolvimento das competências socioemocionais citadas.
O acolhimento socioemocional na instituição de ensino
O contexto escolar envolve atividades e propostas que vão, desde o retorno às aulas, até o encerramento do ano. Especialmente no início do período letivo, as emoções e relações interpessoais são bastante ativadas. Nesse momento, o papel das escolas é fundamental para lidar com as novas experiências sociais dos alunos.
Para tanto, a instituição deve compreender que um dos principais componentes do acolhimento é a escuta. Assim, é necessário que se crie um espaço onde os jovens e crianças possam expressar suas emoções e dificuldades. Por outro lado, deve haver a disposição de conectar todas as pessoas envolvidas, como alunos, pais e equipe pedagógica.
A compreensão dos impasses individuais provocados pelo processo de adaptação exige paciência e, principalmente, empatia. Assim, escola e educadores devem estar capacitados para prestar o apoio e o acolhimento necessários para o enfrentamento dos desafios.
Aquisição de competências pessoais
Não apenas no início das aulas, mas durante todo o ano, a função da escola é ajudar a desenvolver habilidades. Em outras palavras, buscar a aquisição das competências essenciais para a vida, seja pessoal, social ou profissional. Esses saberes a serem alcançados estão listados na BNCC, e são:
· Conhecimento;
· Pensamento científico, crítico e criativo;
· Repertório cultural;
· Comunicação;
· Cultura digital;
· Trabalho e projeto de vida;
· Argumentação;
· Autoconhecimento e autocuidado;
· Empatia e cooperação;
· Responsabilidade e cidadania.
Entretanto, durante todo esse processo, existem sempre dificuldades relacionadas às questões socioemocionais. Ou seja, para que essa capacitação tenha êxito, é preciso respaldar os alunos com uma base sólida de apoio. Mais especificamente, para promover o desenvolvimento intelectual e cognitivo, deve-se cultivar as habilidades sociais e emocionais.
Trabalhando o acolhimento socioemocional na sala de aula
Ao mesmo tempo em que apresenta os conteúdos, o professor pode monitorar o manejo das emoções de seus educandos. Com efeito, esse apoio discreto e silencioso promove a segurança necessária para o desabrochar de um ciclo de respostas positivas.
Oferecer acolhimento socioemocional reflete, portanto, na criação de um ambiente seguro de cooperação e motivação. Esse clima de interação saudável reforça a estrutura emocional dos estudantes e facilita a aprendizagem. Dessa maneira, há um maior interesse na participação em atividades escolares, na valorização do pertencimento e na aquisição dos saberes.
Nesse sentido, ao elaborar as atividades, o professor deve planejar também a abordagem dos aspectos socioemocionais. Assim, facilitará a criação de vínculos, o sentimento de pertencimento e o cumprimento de metas. Como resultado, terá uma sala de aula harmônica, participante e cooperativa, onde seus conhecimentos serão assimilados com mais efetividade.
Uma metodologia baseada na intrínseca relação entre emoção e inteligência
Assim como as habilidades socioemocionais são desenvolvidas através da transversalidade, também as metodologias podem ser direcionadas a este objetivo. Esse é o caso da EAI, utilizada com amplo sucesso pelo Sistema Gabarito. De fato, o método entende a aprendizagem como a soma de emoção (inteligência emocional) e inteligência (racional). Além disso, considera três os suportes fundamentais na educação: o professor, as famílias e a relação aluno/escola.
Seja nos anos iniciais, seja no Fundamental I ou nos anos finais, a metodologia utiliza oito ferramentas efetivas para comunicação:
· Conexão;
· Intenção;
· Assertividade;
· Contextualização;
· Linguagem corporal;
· Objetividade;
· Autenticidade;
· Leitura.
O ciclo da aprendizagem também é composto por oito EAIs: social, criativa, colaborativa, de comunicação, focal, autogestão, relacional e existencial. Dessa maneira, a parceria permite que a escola desenvolva, realmente, uma educação com o olhar voltado para o socioemocional.