Blog do Gaba

Blog

Campanha do Gabarito discute caminhos para promover o autocuidado feminino

Publicado em: 07/03/2024

Tags:

Campanha do Gabarito discute caminhos para promover o autocuidado feminino

À medida que nos aproximamos do Dia Internacional da Mulher em 2024, é essencial que abordemos os desafios enfrentados pelas mulheres na sociedade contemporânea. Este ano, o tema central da campanha promovida em todas as unidades do Gabarito Educação é autocuidado e saúde mental, uma questão vital diante da sobrecarga de responsabilidades que a maioria mulheres enfrentam, diariamente.

 

Desafios

 

Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio realizada em 2022, as mulheres gastam 21,4 horas da semana em tarefas domésticas e do cuidado, enquanto os homens utilizam apenas 11 horas para as mesmas atividades. Essa disparidade revela não apenas uma desigualdade de gênero persistente, mas também implicações sérias para a saúde mental e o bem-estar das mulheres.

 

Como afirma a psicóloga escolar do Gabarito Educação, Maria Carolina Rodrigues Tomé, "fortalecer essa mulher, entender que ela precisa dividir o trabalho e que ela precisa cuidar dela emocionalmente, fisicamente, afetivamente, espiritualmente, é o caminho que deve ser traçado nessa jornada de autocuidado".

 

O poder do autocuidado

 

“Diante desse cenário, ao longo de março vamos promover discussões sobre autocuidado e oferecer suporte às mulheres, para que possam priorizar sua saúde física e mental. Propomos uma série de ações durante esta semana especial, incluindo orientações simples de autocuidado, que podem ser integradas à rotina diária. Promover o autocuidado é uma forma de prevenção a qualquer tipo de doença, mas, para isso, as mulheres têm que entender que isso é importante", ressalta Maria Carolina.

 

Algumas sugestões incluem: hidratação adequada, técnicas de respiração para redução do estresse, alimentação saudável, atenção aos pensamentos recorrentes e prática de uma percepção mais generosa de si mesma. Além disso, a psicóloga destaca a importância do sono, o equilíbrio no uso de redes sociais e tecnologia, atividade física regular e momentos de diversão e cultura.

 

Promovendo bem-estar

 

Como ponto culminante da semana, a campanha terá um videocast especial com um especialista em saúde da mulher, explorando esses temas com mais profundidade, e oferecendo orientações práticas para promover o autocuidado e a saúde mental. Segundo Maria Carolina, promover espaços de cuidado, de respeito e de reconhecimento é essencial para desconstruir estereótipos de gênero e promover uma maior autonomia e empoderamento para as mulheres.

 

Neste Dia Internacional da Mulher, convidamos a todos a se unirem a nós nessa importante conversa sobre o autocuidado e a importância de apoiar a saúde mental das mulheres em nossa comunidade. Juntos, podemos criar um ambiente mais acolhedor e inclusivo, em nossas escolas e em toda sociedade, onde as mulheres possam prosperar e alcançar seu pleno potencial.