Blog do Gaba

Blog

Compromisso Social e Protagonismo Jovem: prontos para as mudanças

Publicado em: 15/03/2022

Tags:

Compromisso Social e Protagonismo Jovem: prontos para as mudanças

 

Professor Júlio Abdalla, professor de física, idealizador e mantenedor do Colégio Gabarito, na entrevista a seguir, fala sobre as mudanças em curso devido à implantação da BNCC e do Novo Ensino Médio e sobre como o Sistema Gabarito vem se preparando para acolher seus alunos e suas famílias.

 

Como o senhor idealizou inicialmente o Colégio Gabarito?

 

Gosto de falar que penso em uma escola acolhedora e alegre, mas, ao mesmo tempo, rigorosa. Acolhedora nas relações interpessoais entre família, alunos, professores e colaboradores. Rigorosa em cultivar posturas éticas nessas mesmas relações e na transmissão dos conhecimentos necessários para um estar no mundo de forma saudável. Além disso, sempre imaginei uma educação transformadora, capaz de oferecer uma formação integral, para além da assimilação de conteúdos fragmentados e dispersos com o intuito de aprovação no vestibular, que, embora muito expressiva até hoje, não é nosso único objetivo. Afinal, a modernidade exige compromissos que ultrapassam os muros da escola, formando um jovem capaz de ampliar sua consciência como ser social.

 

Qual é o compromisso social do Colégio Gabarito ?

 

Entendemos que somos seriamente compromissados com a formação das crianças e dos jovens. Por isso, inclusive, nossa escola tem ganhado muita projeção nas cidades onde temos unidades e nas vizinhas. Isso muito nos honra e reforça nossa responsabilidade com as famílias que confiam no trabalho sério e comprometido que realizamos. Cremos, com firmeza, que educamos crianças para um mundo em rápida transformação e temos a intenção de nos destacarmos, ainda mais, como uma escola que forma cidadãos mais preparados para a realização de seus próprios sonhos e, sobretudo, para gerar impactos positivos dentro de seu núcleo pessoal, profissional e social. 

 

Diante da sua experiência como educador, como o senhor percebe as mudanças trazidas pela BNCC?

 

Entendo que as mudanças impostas pela BNCC representam uma grande oportunidade para o país repensar a educação e o papel do jovem na sociedade. Porém, colocar em prática a BNCC e garantir qualidade no ensino são um enorme desafio para a educação nacional.

Tenho clareza de que a educação, principalmente pública, no nosso país, tem problemas estruturais graves e que vivemos um momento de grande precarização das condições de ensino. Por exemplo, a proposta de aumento de carga horária nas escolas com ensino em tempo integral propiciada pelo novo ensino médio não condiz com a realidade de congelamento dos gastos em educação. Mas creio que é apenas com mudanças significativas nesse cenário e com a valorização da educação que garantiremos um futuro promissor aos nossos jovens e à nossa sociedade.

 

Como a escola está se preparando para a implantação do novo ensino médio?

 

Para nós do Gabarito, que já temos um currículo estendido, elas reafirmam nosso entendimento de que o papel da escola vai muito além dos conteúdos que precisam ser ministrados. Então, algumas disciplinas que já disponibilizamos, como a Cultura Maker, permanecerão entre os Itinerários Formativos e outras estão sendo acrescentadas. Todas elas são pensadas de modo a favorecer a autonomia e o protagonismo do estudante, que precisa decidir a qual área do conhecimento irá se dedicar mais. Essa escolha, inclusive por ser feita em momento tão sensível da vida do jovem, ainda na adolescência, contará com o apoio da família e da equipe qualificada da nossa escola.

Como um colégio que sempre prezou pela inovação e pela formação cidadã, percebemos na BNCC e na implantação do Novo Ensino Médio a confirmação de que estamos no caminho certo.

 

Que mensagem o senhor deixaria para estudantes e familiares preocupados com este período de transição?

 

Esses momentos de mudanças geram muita insegurança. Mas, para nossa escola, que já tem um currículo pensado na formação cidadã, as alterações implantadas se darão com a permanência das disciplinas que compõem a Formação Geral Básica e com o aumento gradual da carga horária dos Itinerários Formativos. A seriedade e o comprometimento com uma educação de excelência continuam sendo nossas preocupações centrais. Nossa equipe pedagógica está preparada para acolher os alunos e suas famílias e orientá-los nesse percurso. Sintam-se todos tranquilos que estamos prontos para as mudanças.