Blog do Gaba

Blog

Gabarito campeão da Maratona de Matemática UFU 2022

Publicado em: 18/10/2022

Tags:EVENTOS

Gabarito campeão da Maratona de Matemática UFU 2022

       O evento, que ocorreu no dia 04 de outubro na Universidade Federal de Uberlândia, faz parte do calendário do curso de Matemática da instituição. A Maratona conta com a participação de alunos do Ensino Médio de escolas de Uberlândia e região.

 

Ensino fora de sala de aula

 

       O professor de matemática do ensino fundamental e médio do Sistema Gabarito, Alisson Parreira, conta que as atividades fora da sala de aula são vitais para o desenvolvimento dos alunos. “É uma forma de envolver os alunos mais com a escola, tudo isso ligado à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que fala sobre o fomento do desenvolvimento socioemocional dos alunos”, afirma Alisson.

 

       Nessas atividades, os alunos desenvolvem a tomada de decisão, liderança e gestão das emoções. Segundo o professor, trabalhar essas emoções é vital para o momento do ENEM e do vestibular. Com isso, a equipe do Sistema Gabarito sempre busca participar de competições e eventos fora do ambiente escolar.

 

Matemática no dia a dia

 

       É comum ouvir alunos dizerem que não gostam de matemática e que, por isso, irão para a área de humanas, comenta Alisson Parreira. Porém, é importante entender que a matemática faz parte de todas as áreas do conhecimento. Além disso, para o bom desenvolvimento do raciocínio e do autoconhecimento, é preciso desenvolver todas as habilidades humanas.

 

       Nikolas Barcelos, aluno do 1º ano do ensino médio do Gabarito e um dos campeões da maratona desse ano, diz que tem notado que, em concursos públicos, vestibulares, ENEM e outras provas, a matemática tem um peso muito importante. “Quem é bom em matemática, quem se destaca nessa área, sempre vai ter uma vantagem em relação aos outros candidatos”, completa Nikolas.

 

Gabarito na Maratona de Matemática da UFU

 

       Para poder participar da competição, os alunos tiveram diversas formas para se preparar. De acordo com o professor Alisson, todos tiveram acesso a: listas de atividades extras, monitorias e atendimentos para soluções de dúvidas durante as aulas. “Eu sinto que o Gabarito me ajudou muito, pois tem um time de elite e foca muito em matemática. Os professores trabalhavam e demonstravam os conteúdos, que aplicamos e fizeram a diferença na hora da maratona”, completa Nikolas.

 

       Porém, para poder participar da semana, era preciso ter passado para a segunda etapa da Olimpíada Brasileira de Matemática e ser convidado pelo professor da disciplina. Nikolas conta que viu a publicação sobre o programa e que comentou com o professor Alisson. Algum tempo depois ele foi convidado a fazer parte da equipe.

 

       No dia 04 de outubro, os alunos selecionados participaram da Maratona. Nikolas conta que foi muito interessante estar naquele ambiente, que teve vários momentos de desafios. “Houve um momento em que quase perdemos a batalha, mas, com nosso esforço e a ajuda que tivemos na escola, conseguimos alcançar bons resultados”, completa.

 

       O professor Alisson diz que já esperava essa vitória, pois conhecia os alunos desde o ensino fundamental. “Tive a oportunidade de fazer parte da formação desses estudantes, desde o 6º ano. Essa vitória é o resultado de uma educação transformadora, que fez parte da vida deles”, comenta. Para Nikolas, o mais importante, além dos prêmios que ganhou, foi poder viver essa experiência e perceber que, mesmo tendo vencido uma maratona como essa, ainda há muito o que aprender.