Tags:EVENTOS
8ª Conferência Internacional de Educação
Gabarito Educação compartilha aprendizados inspiradores sobre a abordagem Reggio Emilia
A 8ª Conferência Internacional de Educação, realizada nos dias 17, 18 e 19 de agosto de 2023 em Campinas, trouxe à tona uma discussão profunda sobre a potência da Abordagem Reggio Emilia® e seu impacto na educação de qualidade na primeira infância.
Com palestrantes renomadas da equipe de Coordenação Pedagógica das Creches e Escolas da Infância do Município de Reggio Emilia, a conferência foi um espaço de diálogo e inspiração para educadores de todo o Brasil.
O Gabarito Educação foi representado pela Coordenadora Flavianne Cavalcante e por Amanda Abdalla, Gestora do Gabarito Educação, que compartilhou sua experiência e destacou os momentos mais inspiradores do evento.
Abertura
As palestrantes Elena Maccaferri e Lisa Catronuovo traçaram a história da Abordagem Reggio Emilia, desde sua concepção pós-guerra até sua evolução em um modelo educacional reconhecido globalmente. A visão de criar uma sociedade e um mundo mais propositivo, com foco na criança como sujeito de direitos e protagonista, deixou uma forte impressão em Amanda.
A Potência da Abordagem Reggio Emilia
A Abordagem Reggio Emilia se destaca por seu reconhecimento das possibilidades de aprendizagem das crianças, mesmo as mais jovens. Amanda enfatizou que essa abordagem reconhece as crianças como sujeitos de direitos ativos na construção de seu próprio processo de aprendizado. Isso inclui um estudo aprofundado do contexto, materiais e ambientes que oferecem condições ideais de aprendizado.
A abordagem cinestésica de aprendizado também foi ressaltada pela gestora, destacando a importância dos ambientes sensoriais e da percepção sensitiva para a construção de conceitos. “Através das perguntas das crianças, o Reggio Emilia enfatiza a importância de entender como as crianças percebem o mundo ao seu redor”, explica Amanda.
Desafios Contemporâneos
Amanda destacou que um dos maiores desafios na educação infantil é a necessidade de reconhecer as crianças como potências e sujeitos de direitos. Ela enfatizou a importância de garantir que as legislações e diretrizes existentes sejam efetivamente implementadas, para que nenhum aluno fique excluído.
“Gostaria de ressaltar a importância da formação adequada dos professores, incluindo o tempo e a carga horária necessários, para que eles possam mediar, reconhecer o potencial das crianças e promover a aprendizagem por meio de contextos investigativos”, disse a gestora.
A conferência internacional de Educação em Campinas provou ser um espaço valioso para educadores que buscam inspiração e aprendizados sobre a Abordagem Reggio Emilia. As ideias discutidas no evento refletem o compromisso contínuo de educadores em promover uma educação de qualidade na primeira infância, reconhecendo as crianças como sujeitos ativos em seu próprio processo de aprendizagem. “A Abordagem Reggio Emilia, com sua ênfase na potência das crianças, continua a inspirar educadores em todo o mundo, na busca por uma educação infantil mais significativa e eficaz”, finaliza Amanda.