Blog do Gaba

Blog

Gabarito promove ciclo de palestras socioambientais

Publicado em: 07/11/2022

Tags:EVENTOS

Gabarito promove ciclo de palestras socioambientais

       Entre os dias 25 e 28 de Outubro, o Gabarito promoveu um evento que vai ficar na memória das crianças e adolescentes do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental e primeiro ano do Ensino Médio. Fruto do esforço da Coordenadora Pedagógica Dirce Alves e do Professor Alisson Junio Parreira Peixoto, o ciclo de sete palestras socioambientais foi um sucesso absoluto. E não foi por acaso. Afinal, estudantes e professores estiveram sob a batuta de Valdeci Cunha de Souza, palestrante do Projeto Escola do Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre.

 

 

       O convite partiu da Coordenadora Dirce, como forma de enriquecer o lançamento do Projeto Cheirinho Essencial.  “O projeto consiste na produção artesanal de sabonetes, que forão entregues como mimo, aos candidatos do Concurso de Bolsas deste ano, mas, como cenário de fundo, trouxe para os alunos a base para a construção de uma consciência de sustentabilidade de toda a cadeia produtiva”, explica a coordenadora. Com temas como "Consumo Consciente e Sustentabilidade" e "Os Desafios das Mudanças Climáticas", além da exibição de vídeos de animação e bate-papos descontraídos sobre questões de preservação ambiental, sustentabilidade e lixo plástico, os encontros suscitaram a participação ativa e interessada dos estudantes.

 

 

     Nas palavras do palestrante Valdeci, muita emoção esteve envolvida nestes eventos. “Nas três unidades em que ministrei palestras socioambientais, os alunos participaram ativamente com perguntas e depoimentos, tornando os debates, por isso mesmo, mais produtivos e agregadores de conhecimento. Nesta via de duas mãos que construímos nestes encontros, cada um aprendeu (e ensinou) algo de importante para a vida e para a preservação ambiental”, exalta o integrante do Grupo de Voluntários do Greenpeace de Porto Alegre.

 

 

       Para a estudante Mariana Rodrigues da Cunha, do oitavo ano, que fez as apresentações no início de todos os encontros na Unidade Rondon Pacheco, “o Gabarito é uma escola que está sempre incrementando, realizando atividades que vão nos ajudar no futuro, e, dessa vez, trouxeram um voluntário do Greenpeace, que falou sobre temas como mudanças climáticas e ecologia. Ao dizer que pequenos atos podem mudar o meio ambiente, Valdeci tocou o meu coração e plantou uma sementinha na cabeça de todos os alunos. Ele também mostrou que, desde cedo, a gente pode começar a mudar o mundo, e que, hoje, não amanhã ou depois de amanhã, devemos mudar nossas ações, pois nós não temos um planeta B”.

 

 

       A iniciativa não poderia ter resultados melhores. A constatação de que pequenas atitudes se tornam importantes para o todo incentivou, por exemplo, o estudante Thiago Alves Gonzaga Castilho, a plantar cinco árvores em homenagem ao palestrante, em uma praça no bairro Santa Mônica, próxima à casa de seu avô. Segundo Thiago, que contou com a ajuda da avó, “tudo começou quando, ao participar das palestras, eu me senti tocado e senti que deveria fazer essa boa ação. Para mim, a importância de participar desse evento foi entender que sustentabilidade é fundamental para o mundo, para o lugar que a gente vive, até por causa das nossas futuras gerações, que vão viver neste mesmo mundo. Por isso, devemos ser conscientes, cuidar do meio ambiente, pois, além de deixar o lugar mais bonito, é essencial para a nossa vida”.

 

 

       O professor Alisson acredita que a sustentabilidade está além de ações pontuais. “Práticas, como recolher lixo em rios ou implementar um ecoponto de coleta de pilhas ou óleo, são válidas, porém não apresentam perspectiva de mudanças no comportamento consumista. Neste sentido, ao idealizar este projeto, pensei em conduzir os alunos à experiência de que é possível atender às necessidades humanas e amenizar potenciais impactos ambientais”, esclarece o professor.

 

 

       “Juntos, produzimos sabonetes com insumos que não prejudicam o meio ambiente. Além disso, graças à tecnologia do QR Code, reduzimos a utilização de plástico e papel na embalagem. Para finalizar com chave de ouro, contamos com a presença do voluntário do Greenpeace, Valdeci, que abrilhantou ainda mais nossas reflexões sobre sustentabilidade”, complementa Alisson.

 

 

       Para os educadores Dirce e Alisson, o ciclo de palestras sobre mudanças climáticas e consumo consciente coroou o lançamento do projeto Cheirinho Essencial - Edição 2022 e sensibilizou todos os envolvidos. “Foi gratificante realizar este trabalho transdisciplinar com alunos do sexto ao primeiro colegial e contar com a parceria dos colegas professores”, finaliza o professor Alisson.