Tags:
A Gincana Solidária, tradicional ação socioeducativa promovida pelo Gabarito, esteve em pleno vigor em 2023, engajando alunos em um exercício de cidadania e solidariedade. A atividade, que ocorre anualmente, tem como objetivo principal estimular o espírito colaborativo e integrado na comunidade escolar, desenvolvendo habilidades e valores essenciais nos estudantes.
A gincana, realizada desde 2016, tem se mostrado um apoio fundamental para diversas instituições beneficiadas pela arrecadação de mantimentos. Neste ano, a campanha aconteceu entre os dias 12 de abril e 3 de junho, com a divulgação das equipes campeãs ocorrendo no Arraiá Solidário. No total, foram arrecadados mais de 50 toneladas de alimentos,além de 560 cestas básicas e 25 mil itens de higiene, beneficiando cerca de 1200 famílias.
Durante a gincana, algumas normas são estabelecidas para garantir a organização e a justiça do evento. A participação na gincana é incentivada a todos os alunos, mesmo que haja baixa participação da equipe, pois toda e qualquer contribuição é válida em uma ação de caráter social. A competição não deve se sobrepor à causa maior, que é estimular o trabalho social ativo e a solidariedade.
Os benefícios da participação na gincana são destacados pela coordenadora do Fundamental II da Unidade Rondon Pacheco, Lucíola Bento Melo, que ressalta a importância da solidariedade como pilar fundamental nas relações humanas. Ela enfatiza que a gincana contribui para uma sociedade mais justa, igualitária, baseada em generosidade, empatia e amor.
“A participação dos pais e familiares nesse período também é valorizada, pois eles desempenham um papel fundamental no engajamento dos filhos em causas sociais e campanhas solidárias, potencializando a cultura de voluntariado e ajuda ao próximo”, explica Lucíola.
Diversas atividades foram propostas para engajar os alunos na campanha deste ano. A coordenadora pedagógica do Fundamental II, da Unidade Uberaba, Márcia Velludo, explica que os alunos representantes de sala propõem ideias criativas para a arrecadação de alimentos. “Além disso, a criação de "vaquinhas virtuais" e a visita a supermercados, para solicitar ajuda na arrecadação, são algumas das estratégias adotadas”, pontua.
A aluna Mariana Rodrigues da Cunha, do 9º ano de Uberlândia, expressa sua satisfação em participar da gincana, destacando que o evento não apenas arrecada alimentos, mas também proporciona diversão e união entre a sala. Ela ressalta a importância de pensar no próximo e valoriza o trabalho em equipe, enfatizando que pequenas contribuições podem fazer uma grande diferença.
No encerramento da gincana, a equipe vencedora de cada unidade e segmento receberá uma placa de homenagem com o nome de todos os alunos da turma, que será afixada na escola. Além disso, uma cerimônia de inauguração será realizada para os alunos da turma, reforçando o objetivo principal da gincana: realizar um trabalho social em que os alunos possam participar ativamente.
A Gincana Solidária se apresenta como uma oportunidade ímpar para os estudantes desenvolverem habilidades, valores e a consciência de sua responsabilidade social, reafirmando a importância da solidariedade e da empatia em nossa sociedade.
Confira algumas das entidades que foram beneficiadas:
Paróquia de São Benedito
Lar dos Idosos Pedro Paulo
Fundação Gregório F. Baremblitt (Capes Maria Boneca)
Comunidade Nova Jerusalém
Projeto Social Pedro Silvério
Lar de acolhimento ao Idoso - Lição de Vida
Educandário Espírita Pontal da Luz
Lar Renovar Vidas
V. EN. C.ER - Voluntários Empenhados no Combate ao Câncer
Casa de Apoio Geraldo Teixeira
Comunidade Nossa Senhora da Alegria
Paróquia Sagrada Família
Santuário de Nossa Senhora da Abadia
ONG Voluntários do Amor
Casa Espírita Maria Modesto Cravo
Centro de Caridade Chico Baiano
Paróquia Nossa Senhora de Lourdes
Moto Pastoral
Centro Espírita Poder Divino
Casa Fraterna Cantinho da Paz
Casa de Proteção Lucy Aragão
Família em Ação
Comunidade Terapêutica Nova Jerusalém
Lar Espírita Irmã Valquíria
Projeto Social Legado de Amor
Comunidade Nossa Senhora do Carmo - Projeto "A fome não espera"
Seara Espírita Missionários de Ala - Araguari
Rosas de Saron
Cozinha Solidária
Comunidade Casa - ONG que atende crianças e adolescentes em Uberlândia
Icame - Instituição Cristã de Amparo Material e Espiritual
Fale - Fraternidade Assistencial Lucas Evangelista
Casa Santa Gemma
Lar Espírita Monteiro Lobato
Casa Santa Gemma
Instituto Virtus
Grupo Semente de Luz
Centro de Assistência Fraternidade Universal