Blog do Gaba

Blog

Reta final para o vestibular UFU 2022/2: revisão dos conteúdos e resolução de questões são o foco dos alunos do Gabarito

Publicado em: 29/07/2022

Tags:PRÉ-VESTIBULAR

Reta final para o vestibular UFU 2022/2: revisão dos conteúdos e resolução de questões são o foco dos alunos do Gabarito

       No próximo dia 21 de agosto será realizada a primeira etapa do Vestibular da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) 2022/2. Serão oferecidas 1.614 vagas, distribuídas entre 47 opções de cursos de graduação, ministrados pela instituição em seus sete campi – instalados nos municípios de Uberlândia, Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas. O ingresso dos candidatos aprovados neste processo seletivo será realizado no segundo semestre letivo de 2022.

 

 

       Os alunos do pré-vestibular e terceira série do ensino médio do Gabarito estão em um momento de total dedicação para a realização das provas. “Toda nossa energia está voltada para o vestibular, com plantões e aulas de acompanhamento, para oferecer ao aluno um conteúdo personalizado, para tirar as dúvidas”, explica o coordenador Saulo Campos Oliveira.  “O nosso foco, nesse momento, é revisão de conteúdos e treinamento para fazer o exame, por meio da resolução de exercícios, de acordo com o histórico do que a UFU apresenta nas suas provas. Relembrando os temas mais recorrentes e reforçando os assuntos que os alunos apresentam mais dificuldade ao fazer a prova, pois consideramos ser importante que ele acerte essa questão, para ter um diferencial frente à concorrência”, explica o professor.

 

 

       Com mais de 10 anos de atuação em Uberlândia, o Gabarito sempre acompanha o vestibular da UFU e tem um corpo docente atualizado sobre os processos seletivos em geral. “Estamos sempre com uma base muito boa dos assuntos que estão sendo cobrados, seja na área de atualidades, áreas de humanas e ciências em geral, e conseguimos formular questões que, muitas vezes, se assemelham ao que é cobrado na prova do vestibular, obtendo um alto índice de acertos”, diz Saulo.

 

 

Sobre o processo seletivo

 

 

       Entre as vantagens de prestar um vestibular exclusivo para uma universidade federal no meio do ano estão a chance de saber exatamente a concorrência pela vaga, além de escolher o curso com antecedência, e checar o histórico das notas de corte dos anos anteriores. Para a edição de 2022/2, Medicina foi o curso mais procurado, recebendo, em média, 253 candidatos por vaga, seguido de Direito, Psicologia e Medicina Veterinária.

 

 

       Conforme informações divulgadas no Portal Comunica UFU, as provas serão aplicadas em duas fases, respectivamente, nos dias 21 de agosto e 9 de outubro. Na primeira fase, haverá possibilidade de realização em sete cidades: as mineiras Uberlândia, Patos de Minas, Monte Carmelo, Ituiutaba e Belo Horizonte, além de Goiânia (GO) e Ribeirão Preto (SP). Os candidatos vão responder 88 questões de múltipla escolha de Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Química, Sociologia e Língua Estrangeira.

 

 

       Já na segunda fase, os exames serão aplicados apenas nos quatro municípios em que a universidade está instalada – Uberlândia, Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas. A prova é composta de 22 questões abertas sobre as mesmas disciplinas, além da redação.

 

 

       A Universidade Federal de Uberlândia está na 27ª colocação no ranking nacional de melhores universidades, e em terceiro lugar em Minas Gerais. Aparece também em classificações internacionais, como QS World University Rankings e World University Rankings 2022 by subject. Por isso, o vestibular é bastante concorrido e atrai candidatos de todo Brasil.

 

 

       De acordo com Saulo, na plataforma virtual Egaba, o Gabarito recebe alunos de estados do Nordeste, do Mato Grosso, São Paulo, Rio de Janeiro. “E, mesmo no presencial, temos alunos do interior de São Paulo, Catalão (GO), Cristalina (GO), que vêm se preparar com a gente para essa prova. O Gabarito é uma referência regional na preparação para esse vestibular”, afirma.

 

 

       O coordenador lembra que toda equipe de professores e coordenação fez o melhor trabalho que poderia ser feito, para que os alunos se saiam bem na prova. “Nós vamos nos dedicar ao máximo nessa reta final, com uma programação especial, para que o aluno que estudar e participar dessas atividades tenha o melhor desempenho possível no vestibular”, diz Saulo.