Blog do Gaba

Blog

Terceirão Gabarito brilha na prova de matemática do ENEM 2023

Publicado em: 25/01/2024

Tags:

Terceirão Gabarito brilha na prova de matemática do ENEM 2023

Na última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), os estudantes do Gabarito Educação, mais uma vez, tiveram excelente desempenho. Matemática foi destaque, pois vários alunos acertaram as 45 questões da prova, consolidando a instituição como referência em processos seletivos. 

 

Foi o caso da aluna Maria Eliza Munhoz Ferreira, de 18 anos, que obteve nota máxima na disciplina e conta que sempre foi dedicada aos estudos, especialmente em matemática, desde o ensino fundamental. Além de ter  base de conhecimentos sólida,  ela focou em praticar simulados e resolver questões específicas das áreas em que identificava dificuldades, como logaritmo e geometria analítica, desde o segundo ano.

 

Almejando uma vaga em Medicina, a aluna enfatiza a importância de resolver muitas questões, principalmente simulados e provas anteriores. “Além da base teórica, conhecer o formato do Enem é essencial, dado o tempo limitado e a especificidade da prova. Então, acredito que o hábito constante de simular o exame, ao longo do ano, e intensificar a prática próximo à data são essenciais para o sucesso”, explica a jovem.

 

Para Luís Fernando, coordenador do 3º ano do Ensino Médio da unidade de Uberaba, onde estuda Maria Elisa, é uma imensa satisfação ter alunos com nota máxima no ENEM. “Com grande alegria recebemos a notícia de que dois alunos da 3ª Série do Ensino Médio acertaram todas as questões da prova de Matemática, reflexo do comprometimento, dedicação e esforço, ao longo dos anos. Parabenizamos não apenas aos alunos, mas também a suas famílias e à equipe educacional, destacando o papel essencial de todos nessa jornada desafiadora. Além disso, reconhecemos o esforço de outros alunos que, embora não tenham alcançado a nota máxima, contribuíram para os excelentes resultados nas cinco áreas”, diz.

 

O apoio da família é mesmo fundamental. O pai de Maria Eliza conta que se atualizou sobre o ENEM e as disciplinas para ajudar a filha, acompanhando seus estudos.  “Agradeço ao colégio por tudo que tem feito, pois até nas minhas dúvidas ou nas queixas sempre me ouviu e parabenizo todos os profissionais envolvidos”, diz Renato de Sousa Ferreira. 

 

O aluno Artur Palhano Mora, por exemplo, brilhou ao conquistar 958,6 na disciplina de matemática. O estudante expressou sua surpresa e alegria por ter gabaritado todas as 45 questões, ressaltando a dedicação ao longo da terceira série. “Sobre a minha rotina de estudos, acredito que a aprovação veio muito pela dedicação em cuidar da minha saúde física e mental durante o ano, mas passou também pela estrutura oferecida pelo Gabarito, especialmente para as turmas de SUPERMED, programa do qual eu fiz parte durante minha preparação”.

 

Arthur destaca a relevância dos professores Sidney, LA, Tigrão e Borsatto e das salas de aula disponibilizadas, e revela que ministrar aulas para colegas foi um diferencial em sua preparação, despertando nele a paixão pelo ensino. “Planejo cursar Engenharia de Produção na USP e tornar-me professor”, diz o jovem. Para os estudantes que vão fazer as provas em 2024, ele aconselha a começarem pelo básico na matemática, antes de se aprofundarem em assuntos mais complexos, considerando o sistema da Teoria de Resposta ao Item (TRI) do ENEM.

 

A coordenadora do 3º ano do Ensino Médio em Uberlândia, Cristiane Maciel, está duplamente feliz pela conquista de Arthur. “Enquanto coordenadora pedagógica, isso traz alegria, satisfação e uma realização profissional enorme. Eu, particularmente, me realizo mais ainda porque sou professora de matemática”, comemora. “Arthur serve de inspiração para os jovens, enfatizando a importância de sonhar e lutar. Demonstrou dedicação e comprometimento, participando ativamente de aulas, monitorias, plantões de dúvidas, aulas extras, e colaborando com colegas em grupo de estudos. Sua presença constante na escola e a busca incessante pelo conhecimento o tornam um exemplo para os demais estudantes, destacando que alcançar os sonhos é possível com esforço e disciplina”, finaliza Cristiane.

 

Para o diretor do Pré-vestibular do Gabarito Educação, Saulo Oliveira Campos, o desempenho dos alunos é a soma de todo o esforço, a dedicação e o compromisso com os estudos de cada um deles, aliado ao trabalho realizado pela equipe de professores, ao acompanhamento da coordenação e a uma metodologia de trabalho com mais de 20 anos de experiência. “Esses profissionais acompanham o dia a dia na escola, a conduta dos alunos e trabalham em parceria com as famílias, pois os pais são aliados fundamentais na garantia do sucesso na formação de seus filhos”, enfatiza o diretor.