Proposta Pedagógica

Proposta Pedagógica

"Uma escola rigorosa e carinhosa" A disciplina gera segurança e o carinho acolhimento,
essa combinação sintetiza nosso fazer pedagógico.

Nossa Metodologia

A metodologia de ensino do Colégio Gabarito dialoga com diferentes correntes pedagógicas, de modo a potencializar a ação do aluno dentro e fora de sala de aula, colocando-o como protagonista do processo de ensino-aprendizagem. O educador tem grande importância nesse processo, pois é responsável por dar condições aos educandos para assimilarem os conteúdos de modo significativo e desenvolverem habilidades que serão usadas na vida em sociedade. Assim, nossa Instituição valoriza tanto o conteúdo, que é exigido e trabalhado com rigor e profundidade, quanto diferentes competências que garantirão uma formação integral como cidadão.

Nossa escola, dessa forma, é um ambiente com regras claras e justas, como também um espaço dinâmico e estimulante, que pretende, por meio das vivências diárias diversificadas, promover desenvolvimento tanto no aspecto cognitivo quanto no socioemocional. Esse lugar é o primeiro ambiente de convivência das crianças fora do convívio familiar, portanto, é na escola que irão, normalmente, vivenciar os primeiros conflitos e frustrações. O importante é que escola e família entendam esse processo como natural e educativo, apoiando e orientando as crianças e adolescentes, ao promoverem o diálogo e a compreensão.

Currículo Diferenciado

Contamos com uma estrutura inovadora em todas as unidades e um currículo diferenciado, que oferece disciplinas para além da base comum. Também há projetos que estimulam e valorizam as diversas habilidades, bem como as relações de convivência, o trabalho colaborativo, o pensamento crítico e reflexivo, a criatividade, a autoria e a autonomia. Os alunos participam de trabalhos de campo, atuam em gincanas solidárias, apresentam-se em shows de talento, produzem livros autorais e participam ativamente de rodas de debate. Todas essas situações tornam o espaço escolar mais dinâmico e humanizado. O estudante é estimulado a se reconhecer como agente transformador. Ao atuar em equipe, os vínculos são estabelecidos, gerando a sensação de pertencimento. Quando o currículo escolar se relaciona com a vida, os alunos sentem-se mais motivados pelos estudos. Assim, os conceitos e as fórmulas fazem mais sentido, a teoria e a prática se complementam, e os conteúdos são melhor compreendidos.

Construção do senso de Responsabilidade

Nenhuma estratégia inovadora teria resultado se não criássemos condições para que nosso aluno desenvolvesse o senso de responsabilidade e de disciplina. Temos um desafio enquanto educadores: ensinar os estudantes a conviverem e se realizarem enquanto seres históricos e sociais. Para tal, entende-se que as regras normatizam a convivência, as tarefas escolares diárias e as avaliações semanais estimulam o desenvolvimento de rotina de estudos, os simulados possibilitam o aprimoramento de estratégias técnicas e emocionais para os futuros processos seletivos, os projetos os fortalecem, gerando autonomia e os preparam para intervir na realidade. De modo processual e gradativo, o Aluno Gabarito vai desenvolvendo seu senso de responsabilidade individual e social.

Compromisso com o Resultado

O Colégio Gabarito nasce em 2003 com cursos preparatórios para vestibulares. Nove anos depois, também começa a escrever sua história no ensino regular, a partir da atuação no Ensino Médio. Assim, essa trajetória traz como essência um fazer educativo comprometido com resultados em processos seletivos de universidades. O sucesso dos alunos do Gabarito no Enem e nos melhores vestibulares do Brasil reforça, ano após ano, que estamos no caminho certo.

Para se chegar nesse resultado de excelência, entendemos que um importante fator é atuar na formação integral dos alunos, pois devemos não só prepará-los para seu futuro profissional, como também para sua vida pessoal e social. Cabe a nós, então estarmos preparados para tratar dessa totalidade, valorizando as potencialidades dos alunos, sem perder de vista os objetivos educacionais.