Blog do Gaba

Blog

Encontro de Famílias celebra o vínculo fundamental entre família e escola

Publicado em: 21/03/2024

Tags:EVENTOS

Encontro de Famílias celebra o vínculo fundamental entre família e escola

Ao longo do mês de março as unidades do Gabarito Educação serão palco de um evento especial: o Encontro de Famílias. Esta celebração é uma oportunidade para pais, filhos, professores e funcionários se reunirem para destacar a importância do relacionamento entre família e escola no processo educacional.

 

A relação entre família e escola é um dos pilares fundamentais para o sucesso educacional, e isso é evidenciado em cada momento do evento. Desde o acolhimento caloroso à diversidade de atividades planejadas, o encontro é projetado para fortalecer os laços entre os diversos atores envolvidos na jornada educacional das crianças. “A parceria entre família e escola é fundamental para criar um ambiente educacional positivo e profícuo, onde as crianças podem alcançar seu pleno potencial acadêmico, social e emocional”, diz a coordenadora do Fundamental 1 de Araxá, Monalisa Noronha.

 

A educadora enfatizou a importância desse relacionamento colaborativo. “Quando família e escola colaboram de forma eficaz na educação dos alunos, uma série de benefícios são percebidos. Primeiramente, essa parceria fortalece o apoio emocional e cognitivo da criança, proporcionando um ambiente de aprendizado mais estável e acolhedor. Além disso, permite uma comunicação mais aberta e eficiente entre os responsáveis pela criança e os educadores, facilitando o acompanhamento do progresso acadêmico e comportamental do aluno. A colaboração entre família e escola também promove uma visão mais completa do desenvolvimento da criança, permitindo que ambos os contextos influenciem positivamente em sua formação integral”, afirma.

 

Entre as iniciativas propostas pelo Gabarito Educação para fortalecer o vínculo entre família e escola estão a promoção de um acompanhamento efetivo das crianças, por meio das percepções dos docentes semanalmente passadas à coordenação, e acompanhamento dos atendimentos realizados pela psicóloga escolar. “Através desse levantamento contínuo de dados, estamos sempre em contato com as famílias, convidando-as para feedbacks sobre a adaptação da criança com o ambiente escolar, bem como o processo de ensino e aprendizagem, fortalecendo assim essa parceria entre família e escola. Aqui as famílias fazem parte do contexto, estando sempre no ambiente escolar”, explica Monalisa.

 

Em Araxá, o evento será realizado no dia 23 (sábado), no Parque de Cristo e deve contar com atividades como pintura livre, oficina de baragadã, bingo matemático e oficina de peteca. “Será um momento para estreitarmos laços entre pais e filhos, família e escola, estudantes e professores. No contexto geral, será um momento de confraternização da comunidade escolar. Vivenciaremos um momento ímpar de aproximação entre escola e família”, reforça a coordenadora.

 

Toda a equipe do Gabarito Educação deseja que os Encontros da Família de 2024 sejam uma verdadeira celebração do amor e da conexão familiar. A escola valoriza profundamente o relacionamento família-escola e entende que quando caminhamos juntos, colhemos os melhores frutos.