Segmentos

Segmentos

Educação Infantil - 2 a 5 anos

Acreditamos em uma concepção de infância que compreende a criança como agente construtora de conhecimento e de cultura, um ser potente, criativo, ativo e protagonista em seu processo de aprendizagem. Sabemos que o início da vida escolar da criança acontece na Educação Infantil e é marcado por um período de adaptação, que demanda tempo de acolhimento, socialização e aprendizado, para que ela se sinta segura e parte integrante da comunidade educativa. Nessa perspectiva, o eixo norteador de nossa proposta pedagógica é o trabalho com Projetos. Trata-se de uma metodologia centrada na resolução de problemas, conforme a qual as crianças se envolvem, coletiva e individualmente, em um processo de busca de informações, reflexão, elaboração de hipóteses e construção de significados. Assim, o educador é o mediador do processo, ele organiza de maneira adequada e intencional a linha de pesquisa e oportunizar vivências, experiências e atividades desafiadoras para promover o desenvolvimento e a aprendizagem. Na Educação Infantil a avaliação do desenvolvimento da criança é processual e se torna uma das formas de evidenciar a riqueza da vida escolar da criança. Dessa maneira, damos visibilidade ao trabalho da criança e acompanhamos sua aprendizagem e desenvolvimento por meio de documentação: observações, sondagens, materiais impressos, exposições, portfólio, vídeos, fotografia, relatórios, dentre outros. Esses instrumentos oportunizam a reflexão, a interpretação e a avaliação por todos os agentes envolvidos no trabalho pedagógico.