Blog do Gaba

Blog

Gabasquete: desenvolvendo habilidades e potencializando o esporte estudantil

Publicado em: 17/05/2022

Tags:

Gabasquete: desenvolvendo habilidades e potencializando o esporte estudantil

A prática de esportes durante o Ensino Fundamental e Médio auxilia na formação, no desenvolvimento e no comportamento do estudante, diminui os riscos de doenças motoras e melhora o aspecto social, intelectual e cultural. Em 2022, depois de 2 anos sem os Jogos Estudantis, nossos alunos, finalmente, voltaram a competir e uma dessas competições foi o JEMG - Jogos Estudantis de Minas Gerais.

 

A importância do esporte na educação

 

O esporte faz parte dos programas escolares desde 1854, e de lá para cá, muitas pesquisas têm sido feitas sobre a importância do esporte no desenvolvimento escolar. Segundo resultados do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), quanto maior o espaço e a infraestrutura para a prática de esportes no ambiente escolar, melhor é o desempenho dos alunos.

 

De acordo com os estudos da área, praticar esportes durante o período escolar auxilia, não só no desenvolvimento das funções motoras, mas também, na socialização. As atividades que exigem concentração, trabalho em equipe e resolução de problemas são mais bem realizadas por alunos que praticam atividades físicas regularmente. E foi pensando nessa necessidade que a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, junto a Secretaria de Esportes, criou os Jogos Estudantis de Minas Gerais.

 

Você já ouviu falar em Gabasquete?

 

O Gabarito também acredita que o esporte é vital para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. Por isso, aposta em diversas modalidades como o basquete, vôlei, futsal e a natação. Mas, neste ano, o basquete é motivo de grande orgulho para a instituição, pois a equipe está representando a cidade de Uberlândia no JEMG - Jogos Estudantis de Minas Gerais, de 2022.

 

O Gabasquete é um projeto desenvolvido pela escola, que atende não somente os alunos, mas também a comunidade. Para Cristiano Grama, Supervisor e técnico do Gabasquete, “o aluno pode passar por todas as etapas que um clube ou equipe de basquete passa; ele vai poder treinar, competir, evoluir e passar pelos momentos mais importantes da prática esportiva”, conclui.

 

Com isso, o projeto Gabasquete atende os públicos masculino e feminino, de 7 a 19 anos. Além disso, em 2022, começou com uma ação para trazer pessoas que costumavam praticar o esporte, quando mais jovens, para as quadras novamente. A arena Gabasquete já foi centro de várias competições regionais e “a intenção é que possamos expandir o projeto para outros locais, e até mesmo cidades, que não possuam uma unidade do Sistema Gabarito”, afirma Cristiano Grama.

 

Essa vontade de expandir ainda mais o alcance vem do fato de que parte do time é composto por pessoas da região, e não somente por alunos do Sistema Gabarito. Segundo o técnico do projeto, tem sido desenvolvida uma metodologia de ensino e treino de basquete que pode ser aplicada em outros locais e regiões, a fim de motivar a prática de esporte dentro do ambiente escolar.

 

Gabasquete no JEMG

 

A equipe que foi classificada para a segunda etapa do JEMG está passando por treinos regulares. A expectativa dos atletas é chegar à final para poder “disputar de igual para igual contra as maiores equipes do estado”, completa Cristiano Grama. Para Joab Caixeta, armador e capitão da equipe, essa classificação significa mais um passo em direção aos jogos estudantis nacionais, que são o sonho da equipe.

 

Os atletas do projeto têm uma rotina intensa, mas que é conciliada com os estudos. Joab Caixeta, que também é bolsista do Gabarito graças ao projeto, está na 3ª Série do Ensino Médio. Ele afirma que o esporte é um dos momentos de alívio de tensão, já que está em um ponto importante da sua vida. “Com o esporte eu consigo desestressar, relaxar e fazer a coisa que eu mais amo, que é jogar basquete”, Joab Caixeta completa.

 

A segunda etapa do JEMG, acontece no período de 23 a 29 maio na cidade de Campina Verde. Então, é hora de vestir a camisa e torcer por nossas equipes que irão participar dos Jogos!

 

Os Jogos Estudantis de Minas Gerais

 

Criado em 2003, o JEMG é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, por meio da Subsecretaria de Esportes, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação. A execução técnica é de responsabilidade da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais.

 

O JEMG, que começou com cerca de 11 mil participantes, na sua última edição contou com mais de 40 mil alunos de 1987 escolas. Os jogos estudantis mineiros compreendem as modalidades, dentre outras modalidades:

- Atletismo e atletismo PCD;

- Basquete;

- Futebol de 7 PCD;

- Judô e Judô PCD;

- Natação e Natação PCD;

- Voleibol;

- Xadrez.

 

O JEMG é dividido em etapas, sendo a primeira municipal e a segunda microrregional. Já a terceira etapa é a regional, que acontece em 6 municípios de Minas Gerais, com as competições de basquetebol, futsal, handebol, voleibol e xadrez. A quarta etapa é a estadual que acontece em dois períodos, onde os ganhadores das 6 regionais competem entre si.